sábado, 31 de agosto de 2013

My Future, My Dreams - Rita


Hoje trago-vos a entrevista da Rita, do blog Diário de Guardanapos! Se ainda não a conhecem, vão-lhe fazer uma visita, ela tem um blog fantástico.

Em que ano é que estudas/Que idade tens?
Vou agora para o 11º ano e tenho 16 anos.


Quando eras pequena qual era a profissão que gostavas de seguir? Achas que ainda existe alguma possibilidade de se realizar?
Quando era pequena gostava de ser médica, mais especificamente pediatra. Agora não existe possibilidade de se realizar porque o que segui foi humanidades.


Qual é o curso que queres tirar?
O curso que quero tirar ainda não está bem definido, mas em principio ou será jornalismo ou marketing.


Achas que o curso que queres tirar tem futuro neste país?
Sinceramente não, mas acho que neste momento nenhum tem. Para sermos reconhecidos neste pais temos de ser top e mesmo assim penso que nem isso chega.


Os teus pais incentivam-te a mudares de país ou preferem que fiques em Portugal?
Claro que os meus não querem que saia de Portugal, mas nunca me disseram para não ir. Por eles ficava sempre cá, os pais nunca gostam de ter os filhos longe. Eles só querem o melhor para nós, mesmo que a eles lhe custe.


E tu, gostavas de mudar de país? Se sim, qual e porquê?
Adoro este pais, mas neste momento não me vejo a fazer o meu futuro aqui se nada melhorar até lá. Portugal não me dá a estabilidade que quero para viver e é difícil viver aqui. É triste termos que andar sempre a contar os trocos a meio do mês, é triste ver que os meus pais querem ter férias e não podem porque têm de trabalhar para me dar aquilo que necessito, ver que os meus ficam tristes por muitas vezes me quererem dar algo mais supérfluo e não podem porque o dinheiro não chega para tudo. E sinceramente eu não quero um futuro assim para os meus filhos e se eu poder fazer alguma coisa para mudar isso, então eu farei.


Na tua opinião, Portugal reúne condições para um jovem começar a sua vida independentemente? O que achas que deveria mudar?
Não. Porque viver independentemente é viver sem ajudas dos pais e eu vejo pela minha irmã que tem dois part-times e mesmo assim tem que ter ajudas dos meus pais.


Quais são os princípios/características que consideras mais importantes num jovem na sua busca por um bom futuro?
Como disse em cima para se ser reconhecido neste pais tem que se ser top, ser-se mesmo muito bom naquilo que se faz e se nos distinguirmos da maioria daqueles que procuram o mesmo que nós claro que saltamos a vista. Se bem que eu pense que hoje em dia os empregos resultam muito a base do fator C.

4 comentários: