quarta-feira, 4 de setembro de 2013

My Future, My Dreams - Camila.


Hoje a entrevista foi feita à Camila. do blog Verde Lima. Uma miúda muito fofinha com um blog espectacular!


Em que ano é que estudas/Que idade tens?
Sou caloira este ano, tenho 18 anos.

Quando eras pequena qual era a profissão que gostavas de seguir? Achas que ainda existe alguma possibilidade de se realizar?
Quando brincava as bonecas queria ser cabeleireira, depois com a entrada para a primaria passei a ter um fascínio pela educação e queria ser professora, com a paixão pelos números ficou na ideia ser professora de matemática. Quando escolhi o curso para o secundário, era certo que tinha de ter números, e agora que vou tirar o meu curso, apesar de não ser especificamente matemática, nada me impede de um dia leccionar a disciplina, mas a ideia por enquanto não é essa.


Qual é o curso que queres tirar/estás a tirar/tiraste?
Não vou dizer especificamente, mas esta relacionado com ciências sociais e económicas.


Achas que o curso que queres tirar tem futuro neste país?
Já não o sou bem, mas é o nível de habilitações que tenho. Acho que sim, apesar de as coisas não estarem fáceis, voltaria a escolher a mesma coisa se estivesse no nono ano, eu gosto e acho que tem o mínimo futuro.


Os teus pais incentivam-te a mudares de país ou preferem que fiques em Portugal?
Acho que nenhum pai quer que o filho saia do pais, os meus não são excepção, mas se for o melhor para mim, claro que me apoiam.


E tu, gostavas de mudar de país? Se sim, qual e porquê?
Gostava, alias, é um dos meus objectivos, não só porque o pais esta em crise, mas também porque quero crescer naquilo que for fazer, quero viajar e quero conhecer. Gosto de desafios e acho que sair do pais, ter uma noção da "aldeia global", é um desafio. E como boa profissional que quero ser acho essencial não trabalhar apenas aqui.


Na tua opinião, Portugal reúne condições para um jovem começar a sua vida independentemente? O que achas que deveria mudar?
Tendo em conta alguns amigos meus e familiares, não, Portugal não possibilita isso as camadas mais jovens, ainda é necessário a ajuda dos pais, no entanto factores como a área escolhida, e a oferta de trabalho na mesma possibilitam que isso aconteça mais cedo, ou até mesmo a perseverança da pessoa.


Quais são os princípios/características que consideras mais importantes num jovem na sua busca por um bom futuro?
Ainda não me vi numa situação mais difícil, como andar feita louca à procura de emprego, mas nao desistir ou desanimar é essencial, não se cingir ao que estou ou aquilo que queria muito fazer, é importante começar por alguma lado.

3 comentários: