terça-feira, 4 de novembro de 2014

de boas intenções está o Inferno cheio


O mundo está cheio de vontades: muita gente que tenha ideias para mudar isto e aquilo, mas que na verdade não passam só de ideias. «Ah, se fosse eu fazia isto de maneira totalmente diferente.», «Se fosse eu, mandava esta merda toda a baixo.». Falam muitas vezes sem ter o conhecimento devido sobre os assuntos e sem terem uma ideia específica sobre o que fariam realmente se lhes fosse dada a oportunidade de mudar alguma coisa. Ontem, ouvi uma conversa do género. «Eu não gosto nada de Zoos. Odeio ver os animais presos em jaulas. Se eu ganhasse o euromilhões mandava isto tudo abaixo.» dizia uma senhora muito revoltada da vida com vontade de nos atacar. Ao que eu lhe perguntei o que é que ela faria aos animais depois de fechar o Zoo. A ideia dela seria meter os animais em reservas. Sim, de facto é uma ideia linda e perfeita. Mas os animais do zoo já perderam (ou nunca adquiriram) as capacidades para sobreviverem sozinhos. Muitos não caçam, não procuram comida. Ela disse logo que eu não sabia nada. Que eles se safavam sozinhos. Ora bem, eu que trabalho com animais (não há muito tempo, mas já vi mais algumas coisas que ela) sei que não é um processo nada fácil inserir animais num novo ambiente. Se aqui já temos algumas dificuldades e é um ambiente controlado, na natureza, um sítio com predadores e com animais da mesma espécie a competir por alimento e território, muito mais difícil seria. Metade dos animais morreriam de certeza num período muito curto. Como em todo o lado, alguns dos animais estão doentes ou em tratamento (por exemplo, temos uma canguru sem uma perna e uma leoa e uma tigre sem garras, que arrancaram no circo de onde vieram). Libertar animais assim também seria condená-los à morte.
Realmente era melhor eles estarem no habitat deles. Concordo a 100% com isso. Mas o zoo esforça-se para melhorar as condições, por fazer enriquecimento ambiental e por estimular os animais. Não são as condições perfeitas, mas eu sei que os animais que lá estão são felizes e são bem tratados.
Estes não foram animais tirados da natureza, são animais de outros zoos ou então apreendidos de particulares.
Como se costuma dizer, de boas intenções está o Inferno cheio.

9 comentários:

  1. É a tal mania que não consigo entender, que as pessoas têm de falar do que não devem!

    ResponderEliminar
  2. Até eu, que não sou da área, sei perfeitamente que os animais que estão em zoos não sobrevivem sozinhos se forem libertados. É lógico, eles não aprenderam desde pequeninos a sobreviver sozinhos. Eu não tenho nada contra zoos, no geral. Acho que há zoos que tratam bem mal dos animais mas há outros que não. Os circos são bem piores...

    ResponderEliminar
  3. Acho que qualquer pessoa com um minimo de interesse sabe perfeitamente que tirar os animais do zoo e metê-los no ambiente deles os matava em pouquissimo tempo! Quer dizer, é toda a amiga dos bichanos mas depois vai se a ver e percebe tanto daquilo como eu de pesca desportiva! Está certo, o que me dá nervos é quando refutamos e dão-nos a dica do "você não sabe nada" OK!!

    ResponderEliminar
  4. Se não fossem os Zoos, metade dos animais já tinham entrado em extinção

    Essa é que é a dura realidade...

    Gosto de Zoos que tratem e respeitem os animais, porque todos tem sentimentos como nós :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A mulher é doida! Fala á toa. Concordo contigo *

    ResponderEliminar
  6. O problema deste mundo é realmente haver muita gente que fala de boca cheia. Nem vale a pena uma pessoa tentar meter-lhes na cabeça de que as coisas não são assim tão simples, esse tipo de pessoas recusa-se a ouvir. Além de não saberem nada em relação ao assunto ainda fazem ouvidos moucos e recusam-se a aprender. Por isso é que cada vez há mais gente burra.

    ResponderEliminar
  7. Às vezes fala-se sem conhecimento de causa...

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão, mas as pessoas gostam de falar sem saber, é assim.

    ResponderEliminar
  9. A mania que as pessoas têm de que sabem tudo... Tens razão em tudo o que disseste.

    ResponderEliminar