sábado, 25 de abril de 2015

A idade importa?


Nos post anterior coloquei-vos uma questão: A maturidade está directamente relacionada com a idade? 
Alguns de vocês disseram que sim, outros afirmaram que eram coisas distintas. Alguns ainda disseram que dependia de vários factores e que existiam excepções.
Na minha opinião não está relacionado directamente com a idade. Está dependente da personalidade, das vivências/experiências e da educação. 
Existem adolescentes que agem como tal, outros já têm atitudes mais maduras, outros ainda não deixaram de ser crianças. Existem inúmeros casos de crianças e jovens que já fizeram feitos espantosos e deixaram de queixo caído toda a gente, com a forma como comunicam e se exprimem. Por exemplo, em 2012 Malala Yousafzai foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo com apenas 15 anos.
Depois, temos também o caso contrário. Pessoas já com uma certa idade ("idade para ter juízo") e que se comportam como autênticos bebés. É o exemplo do senhor de 72 anos que partilhou o apartamento comigo e que fez coisas nojentas, como cagar no sofá e deixar lá a merda no quarto até a senhoria ter que ir limpar, entre outras coisas (atenção que ele não era nenhum inválido. Fez aquilo de propósito porque estava revoltado com a senhoria, que não lhe fez mal nenhum).
Afinal, existem pessoas que amadurecem mais cedo que outras.Há raparigas com 9 anos que já têm o período, a outras só surge aos 15. E tal como o resto do corpo, o cérebro também se pode desenvolver mais cedo numas pessoas que noutras.
Bem, esta é só a minha opinião. Alguém aqui que tenha estudado psicologia, neurologia ou outros cursos relacionados, que nos queira dar umas luzes sobre este assunto?

9 comentários:

  1. eu tive psicologia no secundário só.. mas pelo que aprendi também tem a ver com a personalidade de cada pessoa e o método de educação e vivência :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo! A idade é só um número e nada nos diz sobre as vivências de alguém. Quando eu tinha 12/13 anos, toda a gente, principalmente amigos meus que tinham 16/17, me diziam que eu tinha uma grande maturidade para a minha idade e, de facto, eu sentia-me um pouco distante da minha geração. E hoje, olho para certas miúdas de 13 anos que conheço e sei que não são meras crianças. Mas o contrário também acontece e conheço pessoas com 18 e que se comportam como crianças de 5. Tudo depende de outros fatores!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo! A idade é só um número e nada nos diz sobre as vivências de alguém. Quando eu tinha 12/13 anos, toda a gente, principalmente amigos meus que tinham 16/17, me diziam que eu tinha uma grande maturidade para a minha idade e, de facto, eu sentia-me um pouco distante da minha geração. E hoje, olho para certas miúdas de 13 anos que conheço e sei que não são meras crianças. Mas o contrário também acontece e conheço pessoas com 18 e que se comportam como crianças de 5. Tudo depende de outros fatores!

    ResponderEliminar
  4. A idade é um número apenas. Pelo menos é a minha opinião. Já conheci pessoas mais velhas, como esse senhor que referiste, completamente NABAS. Isto para não usar nomes impróprios -.-
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo! E esse senhor, enfim... Isso é pura maldade, faz-me impressão como uma pessoa dessa idade é capaz de fazer coisas assim ou muito piores :s

    ResponderEliminar
  6. Acho que a maturidade está relacionada com a idade. Não se pode pedir a uma criança que compreenda ou contribua num tema quando ainda não amadureceram. Mas existem exceções e acredito que são esses casos em que a idade é apenas um número.

    ResponderEliminar
  7. Existem casos especiais que por vivências, temperamento e personalidade a pessoa tem uma maturidade superior ou inferior à idade. No entanto, na minha opinião e por aquilo que estudo, tenho visto muito em Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente que existem padrões que raramente falham, claro que existem sempre diferenças individuais, mas no geral a idade está diretamente relacionada com a maturidade.

    ResponderEliminar