terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dicas para os novos universitários


Olá, minhas estrelinhas cintilantes.
Já lá vão seis anos, desde o dia em que soube que fui colocada no curso de Medicina Veterinária. E claro, como todos os novos universitários estava receosa de que as coisas não corressem bem. Não podia estar mais enganada. O primeiro ano na faculdade foi um dos melhores da minha vida. Por isso, gostava de deixar aqui algumas dicas e recomendações para a nova caloirada que vai começar esta nova etapa:

- Praxes: É algo para integrar os novos alunos e não um a humilhação. Se achares que estão a abusar, podes sempre dizer que não. Não és obrigado a fazer nada, nem a apanhar bebedeiras até ficares inconsciente. É tudo uma questão de integração e de diversão. Eu adorei ser praxada: rebolei no chão, fizemos muitos jogos, acabava os dias toda cagada, mas feliz. Aproveita este tempinho das praxes, que não há melhor! Ninguém está ali para te fazer mal.

- Novas pessoas: a faculdade está cheia de jovens espectaculares,e esta vai ser uma fase em que vais fazer amigos para a vida. Aproveita para conviver com os teus colegas de curso, e, se fores morar para uma residência universitária, ainda vais conhecer mais pessoas.

- As saídas: Não há melhor altura da tua vida para aproveitares para te divertires! Principalmente para quem vai sair do "ninho" e passar a ter aquela liberdade toda, aproveitem. Mas tudo com cabecinhas, meus meninos.

- Onde morar: Para quem vai sair da casa dos pais, este é um ponto muito importante. Podes escolher alugar um quarto numa casa onde sabes que vão estar outros estudantes ou podes escolher ir para uma residência universitária. Para quem vai para uma casa, avalia bem os preços e o factor com/sem despesas incluído. É sempre mais fácil quando todas as despesas já estão incluídas o valor total, porque assim não vão existir aquelas guerras de quem demorou mais tempo a tomar banho ou de quem deixou a luza acessa.
As residências são aconselháveis a pessoas que não se importem de partilhar tudo, já que a maiorias são de quartos duplos, alguns triplos. Mas acaba por ser uma experiência muito mais divertida, já que tens muito mais convívio e nunca te sentes sozinho

- Estudar: Sim, é bem pior do que no secundário, mas não te assustes. Se já muitos acabaram o curso, tu também o vais fazer. Só tens que arranjar um bom método. Há tempo para tudo: sair, estar com os amigos, visitar a família, passear e estudar. Pede conselhos aos mais velhos e apontamentos antigos, que vão ser a tua salvação.

Se tiveres alguma dúvida, podes perguntar na caixa dos comentários. Um beijinho grande e muitos parabéns!!!

9 comentários: