sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PEDACINHOS - Indigo na Cozinha


No que toca a cozinha, não gosto de desperdiçar comida, mas também me enjoa andar a comer os mesmos bifes durante 2/3 refeições. Chegam a um ponto que já estão secos ou com aquele sabor esquisito de comida re-aquecida.
Por isso, hoje trago-vos umas dicas que aprendi no curso de Cozinha Criativa que fiz no centro de emprego: «Como transformar os bifes do dia anterior, numa nova receita?»
Existem muitas formas, e basta puxar um bocadinho pela imaginação para fazer um novo prato com base em sobras.

Massada
Basta desfiar ou picar a carne e saltear junto com cogumelos, legumes, frutas ou outras carnes (por exemplo o fiambre a passar do prazo) e junta-se à massa. Podes depois adicionar natas, molho bechamel, um bocadinho de polpa de tomate, queijo, o que quiseres, e voilá. Tens um novo prato sem muitas complicações. Também podes fazer com arroz ou com massa chinesa.

Empadão
Muito semelhante ao anterior. A vantagem é que já tens a carne temperada e basta juntar à travessa com o puré. 

Empadas
Ficam fantásticas para o lanche ou até mesmo para o almoço/jantar. Podes fazer um recheio mais composto se juntares chouriço, cenoura, um molhinho bom, e numas formas com massa folhada (caseira ou comprada no supermercado) fazes umas belas empadas.

Quiche
Mais uma receita muito versátil, que podes fazer com as sobras de muita coisa. Tal como nas empadas, arranjas mais uns ingredientes do fundo do frigorífico e da despensa, e tens uma refeição diferente e muito prática para levar para o trabalho ou para um piquenique.

Salada
Apesar de já ter passado o calor e o verão, e de estarmos numa altura de comida quentinha, uma salada também é uma óptima opção para aproveitar os restinhos de carne de sobraram. Desfias a carne e juntas com os teus legumes preferidos, queijo aos cubos e maionese. Uma delícia.

Crepes/Wraps
Simples e rápido, se comprares as bases para crepes/wraps. Mas também podes fazer estas massas em casa na batedeira. E fica uma refeição leve, divertida e diferente.

E tu? O que fazes com as sobras dos bifes? Costumas aquecer até acabarem, ou divertes-te a fazer outros pratos?

13 comentários:

  1. Costumo aquecer até acabarem, mas outras formas que também costumo utilizá-los é em saladas e em massas

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo aproveitar com os wraps, rápido e fácil :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  3. Nós chamamos redom. Restos de ontem. Ahah

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa ai de alguém que deite fora so porque sim. É sempre a reaproveitar! :)

    ResponderEliminar
  5. Que imagem apetitosa!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas! Realmente, é como tu dizes, ao fim de alguns dias já têm um sabor esquisito, mas se soubermos várias receitas para os aproveitar é uma mais valia.

    r: É mesmo!
    Obrigada e igualmente :)

    ResponderEliminar
  7. Isto é que são umas boas dicas! Nos dias que correm devemos saber aproveitar as sobras, afinal é dinheiro e alimentos que estamos aproveitar. Eu aproveito desde sempre, graças a Deus os meus pais tiveram sempre essa política aqui em casa e pode não saber maravilhosamente, mas o que importa? O desperdício pesa mais na consciência do que meros momentos de sabor.


    xoxo, Sofia Pinto
    Bom fim de semana ♥
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  8. São dicas realmente utéis. Bom domingo :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei as ideias! Cá em casa a minha mãe entusiasma-se um bocadinho com as quantidade e acaba por sobrar sempre qualquer coisa, que é difícil reaproveitar. Detesto deitar comida ao lixo!!

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Também costumo fazer outros pratos assim, de outra forma acaba por ir para o lixo.

    ResponderEliminar