terça-feira, 22 de setembro de 2015

Crónicas da Chico-Espertice #1


Chicos-espertos há muitos, a muito níveis e das mais variadas qualidades. E todos os dias tropeçamos numa ou noutra personagem que nos demonstra que ainda existem muitos níveis de chico-espertice por explorar. É todo um Universo paralelo que existe em simultâneo com a nossa existência, seja na fila do supermercado, à entrada do banco, nas casas de banho públicas ou até no nosso emprego.

#É só uma informação#
Episódio de hoje no centro de formação do centro de emprego:
Aproveitei o intervalo da formação para ir ao Atendimento pedir uma informação breve. Tirei a senha e esperei pela minha vez, como qualquer freguês. Mas a menina que chegou depois de mim achou que era mais importante que todas as outras pessoas que lá estavam. E assim que viu uma das senhoras a chamar pelo próximo número, avançou para o balcão com todo o descaramento e disse:
«Isto é rápido. É só uma informaçãozinha!» Que frase mais típica. E obviamente não foi só uma informaçãozinha! Foi uma informação e outra, dois dedos de conversa e um papel. Só faltou tomar um cafézinho e tirar uma selfie coma senhora. 
E duas outras "princesas" que lá se encontravam, aproveitaram a deixa, já que precisavam do mesmo papel que a outra dondoca, e foram também pedir a sua "informaçãozinha". «Já agora, que lhe está a dar esse papel, também nos podia dar um a nós?» Já agora.... Já agora que a Maria Adelaide está a levar no rabinho com toda a força ali no prédio da esquina, vocês podiam-se juntar a ela. Ou.já agora que o Tomás Orlando acabou de dar uma cacetada com o dedo minhdinho na esquina do armário, vocês também podiam ser solidárias...

E eu ali, com cara de parva (ainda mais do que a do costume), à espera que as putas meninas se fossem embora para eu poder ser atendida. 
O pior é que a minha informação foi bem mais breve que as delas. Bem que podia ter reclamado... Mas depois ia acabar por ficar a discutir com elas, e a vontade para isso era nenhuma. Não tenho que andar a educar os filhos dos outros.

domingo, 20 de setembro de 2015

Indigo Style - Relógios


Sou daquelas pessoas que não consegue andar sem relógio. Não que seja uma controladora do tempo, mas gosto sempre de saber a quantas ando e de chegar a horas a todos os sítios. Para além disso é indispensável em Veterinária.
Neste momento, a minha preciosidade é o número 3, oferta dos papás nos meus anos em Fevereiro.
Mas agora, estou a ficar perdidamente apaixonada pelo número 2!
E qual é o teu favorito?

sábado, 19 de setembro de 2015

Filmes de comédia - La Famille Bélier


Adoro um bom filme que me faça rir. Mas é difícil encontrar um decente, nos dias de hoje. São todos previsíveis com piadas rascas, e em que a história é sempre a mesma coisa.
Por isso, estou cada vez estou mais fã dos filmes de comédia franceses. O último que vi foi a "La Famille Bélier".
Retrata a vida de uma família de surdos-mudos que mora numa quinta, em que apenas a filha mais velha consegue, não só, ouvir e falar normalmente, como ainda tem uma óptima voz e quer ser cantora.
Adorei. Quem já viu? 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Solidariedade do Momento


Sou toda a favor da solidariedade, de ajudar quem mais precisa (sejam pessoas ou animais): do voluntariado (já fiz alguns), de adopção de animais (já perdi a conta aqueles que adoptei), de doar roupa e outros bens, de dar uma moedinha aos sem-abrigo e de ajudar as associação (Banco Alimentar e afins).
Mas parece que vivemos na "solidariedade do momento". As pessoas só ajudam aqueles que se encontram na crise que passa na televisão e nas redes sociais. Há uns meses atrás era o Nepal. Agora já nem se houve falar mais deles (pobres coitados), não se sabe como estão. Neste momento são os refugiados: é só ver grupos a fazerem manifestações, a enviar comida e roupa. Daqui a um mês já vai estar tudo esquecido dos refugiados, porque entretanto apareceu um nova crise algures.
O mesmo se passa com os animais: se aparece um cachorrinho na televisão que foi abandonado dentro de um saco do lixo no rio, passado umas horas já tem quatro pessoas a lutarem para serem os seus donos. Mas e os outros? E aqueles de quem a televisão não fala?
E na altura da aprovação do casamento gay: toda a gente no facebook a transformar a sua imagem de perfil em arco-íris. 
Parece que ajudar os outros se tornou numa moda: aquilo que se houve falar é para onde toda a gente corre a ajudar ou a partilhar imagens no facebook. O resto, parece que não existe.

Atenção, não estou a dizer que não se deve ajudar as pessoas só porque aparece na televisão, nada disso. É de louvar quem o faz do fundo do coração. Mas há uma diferença entre as pessoas que o fazem sempre que podem, e as outras que fingem que ajudam, só porque fica bem.

domingo, 13 de setembro de 2015

Indigo Style - Mango

Estas pecinhas bem que podiam ir para ao meu armário num estalar de dedos. Será que ainda é muito cedo para começar a fazer a lista ao Pai Natal?







Pequenos Detalhes - Green Land


E a convidada de hoje é a Green do blogue Green Land!

Quizz rápido:
- Viagem de sonho: Japão
- Número preferido: 7
- Qual o perfume que utilizas? DKNY
- Filme preferido: Trainspotting
- Cor que detestas: Roxo


Existem milhares de blogues, uns mais coloridos, outros mais sóbrios. Qual achas que é o detalhe no teu blogue, que o distingue dos outros?
A simplicidade e os tons de verde.

Tens alguma história de infância que te tenha marcado particularmente e que nunca mais vais esquecer?
Sim, quando tinha cerca de 8 ano, o meu irmão devia ter 1 ou 2 anos, caiu no chão e bateu com a cabeça, perdeu os sentidos e ficou como morto, foi o pior momento de toda a minha vida, felizmente que voltou a ele e ficou tudo bem, mas sem dúvida que nunca irei esquecer.

O que é que te dá mais paixão em pintar?
Adoro a liberdade que sinto quando o faço, gosto de inventar e criar e adoro o cheiro das tintas.

Tens algo que levas sempre contigo, para qualquer lado que vás?
Relógio e brincos.

O que guardas na tua mesinha de cabeceira?
Livros.

O que não pode faltar na despensa da tua cozinha?
Leite e água.

Qual é o aspecto na tua personalidade que menos gostas?
Insegurança.

Qual é aquilo que não dispensas no ritual de beleza?
BB creme.

Quando vais às compras à procura de roupas bonitas, o que é que mais te irrita?
As lojas cheias de gente, e a roupa toda remexida, tipo feira.

sábado, 12 de setembro de 2015

Coisas de Veterinária - Os erros mais comuns dos donos


Apesar de não ser a minha área de paixão, estar a fazer voluntariado numa clínica veterinária dá-me a percepção de uma realidade que até agora desconhecia: a mentalidade dos donos.
Em jardins zoológicos, não temos esta preocupação: os donos dos animais são os próprios tratadores e os médicos veterinários. Mas quando se trata do cão e do gato (e de alguns exóticos), o caso muda de figura.
Existem alguns erros que quase todos os donos cometem, e, que se forem evitados, podem salvar o pobre do bicho de muitas chatices e ao próprio dono de poupar alguns trocos:

- Auto-medicação: Muitas pessoas acham que podem dar os medicamentos de medicina humana ao seu bichinho. «É só partir o comprimido ao meio que dá!». Errado!! Há alguns medicamentos que são tóxicos para os nossos animais. O paracetamol é um deles. Se vocês derem um comprimido ao vosso gato, ele vai ficar muito mal e pode acabar por morrer se não for depois levado às urgências. Mesmo aqueles que podem ser dados, os donos não sabem as doses.
Depois existem os casos de pessoas que gostam de perguntar ao vizinho o que é que ele deu ao seu Lulu, para depois ir comprar e dar ao Pantufa. O problema é que, lá por o Lulu do vizinho ter vomitado e o vosso Pantufa estar a vomitar também, as causas podem ser diferentes, e a resolução para o problema pode ser completamente diferente. E só um veterinário pode avaliar isso.

- "Amanhã já está melhor": Esperar que passe, não é solução! Se o vosso animal está à 2 dias sem comer, ou se está desde manhã a vomitar, não fiquem à espera que ele melhore. Muitos dos casos que aparecem, já são arrastados e, se os donos os tivessem levado logo ao veterinário, a solução seria mais simples e menos dispendiosa. O mesmo se passa para "altos" ou "massas" que aparecem. Quando nos chegam à mãos, muitas vezes são tumores que já metastizaram para outros órgãos e em que já não há solução. Se nos levarem assim que detectam esses nódulos, é tudo muito mais simples.

- "O senhor da loja dos animais disse...": Os senhores dessas lojas, a maior parte das vezes, não percebe nada do assunto e só vos está a tentar impingir produtos manhosos que tem lá, para lucrar. A maior parte são gotas ou vitaminas que nada fazem a não ser gastar o vosso dinheiro.

E por agora é isto. Por isso já sabem, tomem bem conta dos vossos bichinhos, eles dependem de vocês!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dicas para os novos universitários


Olá, minhas estrelinhas cintilantes.
Já lá vão seis anos, desde o dia em que soube que fui colocada no curso de Medicina Veterinária. E claro, como todos os novos universitários estava receosa de que as coisas não corressem bem. Não podia estar mais enganada. O primeiro ano na faculdade foi um dos melhores da minha vida. Por isso, gostava de deixar aqui algumas dicas e recomendações para a nova caloirada que vai começar esta nova etapa:

- Praxes: É algo para integrar os novos alunos e não um a humilhação. Se achares que estão a abusar, podes sempre dizer que não. Não és obrigado a fazer nada, nem a apanhar bebedeiras até ficares inconsciente. É tudo uma questão de integração e de diversão. Eu adorei ser praxada: rebolei no chão, fizemos muitos jogos, acabava os dias toda cagada, mas feliz. Aproveita este tempinho das praxes, que não há melhor! Ninguém está ali para te fazer mal.

- Novas pessoas: a faculdade está cheia de jovens espectaculares,e esta vai ser uma fase em que vais fazer amigos para a vida. Aproveita para conviver com os teus colegas de curso, e, se fores morar para uma residência universitária, ainda vais conhecer mais pessoas.

- As saídas: Não há melhor altura da tua vida para aproveitares para te divertires! Principalmente para quem vai sair do "ninho" e passar a ter aquela liberdade toda, aproveitem. Mas tudo com cabecinhas, meus meninos.

- Onde morar: Para quem vai sair da casa dos pais, este é um ponto muito importante. Podes escolher alugar um quarto numa casa onde sabes que vão estar outros estudantes ou podes escolher ir para uma residência universitária. Para quem vai para uma casa, avalia bem os preços e o factor com/sem despesas incluído. É sempre mais fácil quando todas as despesas já estão incluídas o valor total, porque assim não vão existir aquelas guerras de quem demorou mais tempo a tomar banho ou de quem deixou a luza acessa.
As residências são aconselháveis a pessoas que não se importem de partilhar tudo, já que a maiorias são de quartos duplos, alguns triplos. Mas acaba por ser uma experiência muito mais divertida, já que tens muito mais convívio e nunca te sentes sozinho

- Estudar: Sim, é bem pior do que no secundário, mas não te assustes. Se já muitos acabaram o curso, tu também o vais fazer. Só tens que arranjar um bom método. Há tempo para tudo: sair, estar com os amigos, visitar a família, passear e estudar. Pede conselhos aos mais velhos e apontamentos antigos, que vão ser a tua salvação.

Se tiveres alguma dúvida, podes perguntar na caixa dos comentários. Um beijinho grande e muitos parabéns!!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Temos artista!

Olá meus unicórnios! Hoje trago-vos uns trabalhos que o meu irmão se diverte a fazer. Ainda são os primeiros, e é verdade que só com a prática vem a perfeição. Mas para as primeiras vezes, acho que estão a ficar brutais!!
Fez um chaveiro em forma de mocho com a palavra "Home" e um quadro com as iniciais do nome dele. Ele vai começar a fazer trabalhos personalizados, por isso se alguém estiver interessado que diga algo. 
O que me dizem, gostaram? Acham que o miúdo tem jeito?



domingo, 6 de setembro de 2015

Pequenos detalhes - Encontramo-nos em Veneza


Olá a todos. Finalmente entreguei a tese para correção! Agora sim, já tenho mais tempo para dedicar ao blogue. Como tal, e para recomeçar em grande, comecei uma nova rúbrica: "Pequenos Detalhes". Neste espaço vou entrevistar algumas bloggers sobre os detalhes que marcam a diferença nos seus dias e nas suas vidas!
Curiosos?? Já tenho a primeira entrevistada, a Maria Francisca do blog Encontramos em Veneza
O que vos parece?

Num blogue, o seu nome é dos detalhes que mais marcam e cativam. Quais foram as razões de escolha para o nome do teu blogue?
É uma história bonita. Quando criei o blogue estava a conhecer uma pessoa e tínhamos um ritual todas noites. Antes de dormir (cada um em sua casa) combinávamos um lugar para nos encontrarmos em sonhos. O primeiro foi Veneza :)

Como ler é o dos teus passatempo preferidos, diz-nos, o que é que mais te atrai num bom livro?
Tem que ser bem escrito. Não pode ser lamechas, mas tem que saber envolver. Gosto quando há surpresas, quando Darcys se revelam Whickams e Whickams Darcys.

O que é que não dispensas no teu apartamento, que o torna na tua casa?
O Orgulho e Preconceito. Mas acho que o faz uma casa casa são as pessoas e não as coisas :)

No teu quarto, existe algo que tenhas comprado ou que te tenham oferecido que tem um significado especial?
Tanta coisa :) Um crachá de Dr. Who, dois baúzinhos de madeira, uma estatueta que foi o primeiro presente que o meu avô deu à minha avó. Por exemplo.

Dos peixinhos e do galo de estimação, qual foi o momento passados com eles que mais te marcaram?
Honestamente, não houve nenhum momento. Nenhum destes animais me fazia companhia ou trazia afecto, por isso nunca lhes liguei muito.

Tendo em conta que ainda não tens carta de condução, e que não gostas de andar de transportes públicos, qual é a coisa que menos gostas neste tipo de transportes?
Das pessoas. A falta de educação e respeito das pessoas é uma coisa incrível. Falam aos berros, põem música, empurram… Já para não falar quando se esquecem do desodorizante...

No teu percurso pelo curso de arqueologia, qual foi o momento que mais te marcou?
Compreender realmente a evolução da humanidade. Em termos tecnológicos, económicos, sociais e, principalmente, mentais. A mentalidade, as crenças, as ideologias mudaram tanto! E foram essas mudanças que possibilitaram novos desenvolvimentos. E vice-versa. É fascinante. A primeira vez que escavei e encontrei um fragmento de cerâmica também foi muito bom.

Tens algum ritual que realizes todos os dias quando acordas ou antes de te ires deitar?
Adoro adormecer a ver televisão. Ou fica no National Geographic Wild ou ponho uma gravação do programa Aliens (que me diverte sempre).

Qual é a peça de roupa indispensável no teu armário?
Umas calças de sarja azuis escuras.

Qual é a característica que te deixa completamente rendida quando conheces uma nova pessoa? E aquela que te faz afastar imediatamente?
Adoro quando me olham nos olhos, mas é todo um je ne sais quoi impossível de explicar… Odeio profundamente que estejam constantemente a fazer piadas sem graça. Palhaços não, obrigada.


Quizz rápido:
Cor preferida: varia, mas neste momento o preto
Música do momento: La Vie en Rose
Livro que está na mesinha de cabeceira: Mensagem de Fernando Pessoa
Comida que detestas: Iscas! Borrego!
Estação do ano preferida: Outono

E que tal? Gostaram desta nova rúbrica??
Gostavam de ver alguma pergunta respondida ou alguma blogger entrevistada?

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Está quase


A tese está mesmo quase, quase terminada. Só quero despachar isto, já não a posso mais ver à frente! Assim que a entregar, tenho algumas coisas planeadas para "celebrar":
- Tomar um longo e relaxante banho de espuma (não sei há quantos anos é que não tomo banho de banheira. Só tomo duches rápidos).
- Dedicar-me ao blog (sinto-me tão longe de vocês e já tenho umas saudades enormes de vir aqui).
- Organizar um novo passatempo (uma coisa em grande, com um cabaz de prémios!)
- Limpeza geral ao quarto. (já lhe dei uma arrumaçãozita, falta mesmo a limpeza a fundo).
- Ver muitoooooos filmes.

Que tormentoooo